Liderando uma crise
- Marcelo Gomes Correia

- 21 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2021
Saiba como se preparar quando uma crise aparecer.

Invariavelmente, se você for um gestor ou um líder de algum time ou área, um dia você se deparará com uma crise a ser resolvida.
O desafio é estar preparado para assumir a liderança quando esse momento chegar.
Aí vão algumas dicas:
1) Prepare-se.
A única certeza sobre uma crise é que ela chegará quando você menos esperar. Há crises possíveis de serem previstas e outras não. Para as crises que podem ser previstas, o importante é se preparar. E como podemos nos preparar? Pensar com antecedência em como reagir é um bom passo. Fazendo perguntas "E se...?". Para as crises imprevisíveis o que podemos fazer é, apenas, reagir.
2) Elabore a sua mensagem.
Pense no que irá dizer quando a crise chegar. Não improvise. Faça um roteiro e anote as ideias principais.
3) Vá direto ao ponto.
Quando chegar a hora de transmitir a sua mensagem, vá direto ao ponto. Reconheça a gravidade da situação e dos danos causados. Deixe os detalhes para depois.
4) Permita que perguntem.
Convoque as pessoas a fazer perguntas e seja o mais franco possível em suas respostas. Não enrole. Se não souber uma resposta a uma pergunta, admita e prometa dar um retorno o mais rápido possível.
5) Responsabilize-se pelos seus atos.
Um líder é o responsável pela forma que as pessoas (do time ou da área) reagem a um momento de crise. Deixe claro que você está no comando. As pessoas querem ter certeza de que você é o responsável da situação e pelas consequências. Talvez, você não consiga garantir resultados positivos, mas assegura que alguém está no controle da situação.
Preparar-se para liderar quando tudo der errado é uma ação importante de gerenciamento de crises.
Compartilhe, comente o que achou e clique no coração.
Grande abraço
Comentários