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As 10 competências que o mercado espera dos profissionais em 2025

Atualizado: 7 de abr. de 2021


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Em novembro de 2020, o Fórum Econômico Mundial apresentou o “The Future of Jobs Reports 2020” em que cita as 10 competências que o mercado espera dos profissionais em 2025.


O relatório do Fórum estima que 85 milhões de empregos poderão ser substituídos por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas e que 97 milhões de empregos podem surgir, porém mais adaptados à nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.


Isso significa que as habilidades em todos os empregos serão alteradas nos próximos 5 anos e as lacunas de habilidades continuarão a ser altas. Além disso, para os trabalhadores que permanecem em suas funções, a parcela de habilidades essenciais que mudará até 2025 é de 40% e 50% de todos os funcionários precisarão de requalificação.


O relatório apresenta 4 categorias de habilidades que são esperadas no futuro:

  • Resolução de problemas que envolve o diagnóstico das possíveis causas de um problema e o desenvolvimento de um plano de ação. Conhecer técnicas de resolução de problemas é necessário para profissionais de qualquer área de atuação;

  • Trabalho com pessoas que envolve a capacidade de saber trabalhar com pessoas, priorizando o contato, valores humanos e o entendimento de que o crescimento depende da boa colaboração com todos os envolvidos;

  • Autogestão que envolve as habilidades que permitem às pessoas controlar seus pensamentos, sentimentos e ações e

  • Uso e desenvolvimento de tecnologia que envolve as habilidades básicas de uso da tecnologia. Todas as carreiras exigem algum tipo de tecnologia, seja para comunicação ou para fins de uso de trabalho real. Melhor para aqueles que conhecem ou têm adaptabilidade e iniciativa de buscar aprendizado.

As 10 competências relacionadas no relatório do Fórum Econômico Mundial são:

  1. Pensamento Analítico e Inovação que é capacidade de dar um passo para trás, avaliar uma situação e apresentar novas ideias. Serão priorizados aqueles que possuem a capacidade de analisar situações desafiadoras e apontar soluções inovadoras. A inovação está sendo apresentada em conjunto com a capacidade de análise, ou seja, se debruçar sobre um problema, conseguir enxergar a sua essência, dividi-lo em partes e elaborar uma solução que não seja convencional, mas inovadora. Com pouca análise podemos perceber que as empresas que mais se destacaram nas últimas décadas foram aquelas que apresentaram soluções não convencionais para problemas convencionais;

  2. Aprendizagem Ativa e Estratégias de Aprendizagem que é capacidade de assimilar e desafiar novas informações. O termo “ativa” significa o quê o profissional faz, de forma ativa (e não passiva), para se desenvolver. Não há mais espaço para a falta de autonomia e falta de proatividade no ato de se desenvolver. Não é aceitável esperar que a empresa ou o líder sejam os únicos responsáveis pelo desenvolvimento do profissional. O termo “estratégias” (no plural) quer dizer que não há apenas um caminho a seguir. Acreditar que se aprende somente na sala de aula é um grande engano. Existem inúmeras maneiras de se atualizar e obter novos conhecimentos. O aprendizado deve ser constante e contínuo;

  3. Resolução de Problemas Complexos que é a capacidade de resolver problemas novos e mal definidos em configurações dinâmicas do mundo real. A resolução de problemas é um processo altamente cognitivo que requer a identificação do objetivo e a coordenação de esforços rumo a sua conclusão. Em alguns casos, a resolução de problemas complexos exigirá conhecimentos específicos (por exemplo, de engenharia, para criar um novo processo, produto ou material). Em outros casos, só se obterá êxito a partir da aplicação da inteligência coletiva de um time multidisciplinar;

  4. Pensamento e Análise Crítica que é a capacidade de usar a lógica para identificar os prós e contras de diferentes abordagens. Lembra daqueles questionadores na escola? Eles eram bem vistos ou tachados como chatos e polêmicos? As empresas disruptivas impactam em políticas, economia e sociedade, mudando comportamentos culturais. Elas só existem e criam a disrupção porque um dia alguém questionou o modelo atual com o famoso “por quê?”. Pensamento crítico e analítico é capacidade de questionar e repensar alternativas, pensar antes de tirar conclusões, não confiar cegamente em opiniões alheias, nem mesmo nas suas percepções, e tomar uma decisão somente após ter realizando uma análise crítica dos fatos;

  5. Criatividade, Originalidade e Iniciativa que é a capacidade de encontrar maneiras incomuns de resolver problemas e se preparar para enfrentar novos desafios. As empresas estão a procura de profissionais inovadores que resolvam problemas complexos com criatividade, originalidade, iniciativa e que buscam sempre descobrir novas formas de resolver os problemas que lhe cercam. Para aqueles que desenvolverem essa competência, não faltará oportunidade no mercado de trabalho. Aquele profissional que “apenas” executa o que lhe é delegado, mesmo que com precisão cartesiana, não são mais o desejo das empresas;

  6. Liderança e Influência Social significa ter integridade e autoridade para liderar os outros em direção a um objetivo coletivo. O termo “liderança” foi conectado à competência de “influência social”, trazendo uma nova percepção para o que se espera de um líder do futuro. A liderança para o futuro ganha uma conotação menos técnica e mais comportamental, exigindo que os líderes não só conduzam pessoas a um destino específico, mas que os influenciem para que tomem decisões certas, sustentáveis e visando o bem coletivo;

  7. Uso, Monitoramento e Controle de Tecnologia que é a capacidade de dominar a tecnologia atual e emergente. Está muito claro que a interação entre homem e máquina se fará presente em todas as frentes no futuro. Portanto, ser capaz de usar a tecnologia a seu favor para assimilar, armazenar, monitorar e controlar indicadores e dados é o melhor caminho para garantir sua relevância e diferencial frente a outros profissionais;

  8. Projeto e Programação de Tecnologia que é a capacidade e habilidades para criar ou adaptar tecnologias A competência da programação registrou um dos maiores crescimento entre os profissionais mais procurados e bem remunerados, porque a relevância dos produtos desse mercado são, geralmente, de impactos globais, pois não enxergam fronteiras logísticas. O mercado de programação ganhou um valor e uma relevância nunca vista antes. Saber programar hoje é quase uma garantia de pleno emprego;

  9. Resiliência, Tolerância ao Estresse e Flexibilidade que é a capacidade de lidar com mudanças constantes sem perder sua compostura, positividade e motivação. Esses três skills estão interligados e consistem na capacidade de conhecer o que abala sua tomada de decisão e o que o impede de transpor obstáculos ou enfrentar adversidades sendo a) resiliência: utilizar um propósito como eixo central e ter um referencial interno pode auxiliar na superação de desafios; b) tolerância ao estresse: manter-se conectado com os valores pessoais e organizar a rotina para ajudar a diferenciar o estresse emocional do criativo e c) flexibilidade: atentar-se aos próprios modelos mentais e paradigmas para se desprender daqueles que não contribuem mais para ajudar em uma maior aceitação de opiniões diferentes e mudanças e

  10. Raciocínio, Resolução de Problemas e Ideação que é a capacidade de manipular informações e usar de raciocínio claro para chegar à solução certa. O raciocínio nos convida a pensar mais, refletir mais e questionar mais, desde problemas simples (que exigem pouco raciocínio) até problemas complexos (o que acha de uma solução que levaria o homem à Marte?). A resolução de problemas nos remete a ação, ou seja, à execução de um processo que nos leve a uma resposta para questões que nos desafiam. A ideação é o processo criativo e geração de ideias que resolvem grandes problemas ou conflitos. Um profissional altamente criativo e de relevância será aquele que consegue produzir grandes ideias em equipe, com pessoas diferentes, com diferentes visões de mundo e, consecutivamente, dos problemas a serem resolvidos.


Cabe a cada um de nós, profissionais do futuro, fazermos à nos mesmos as seguintes perguntas, para montarmos um plano:

  • Quais as competências preciso desenvolver?

  • Como posso desenvolver essas competências?

  • Quando desenvolverei essas competências?


Não podemos nos acomodar.


Não podemos achar que aquilo que nos trouxe até aqui, em termos de conhecimento, nos levará para o futuro.

Prepare-se, ainda há tempo.


Grande abraço.



 
 
 

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