Delegação - Divida para multiplicar
- Marcelo Gomes Correia
- 3 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2023

Liderar pessoas exige habilidades e conhecimentos específicos e saber como delegar tarefas é uma das competências mais importantes.
Microgerenciamento é um dos maiores problemas que afetam os gestores. O medo de incumbir tarefas para sua equipe pode ser prejudicial para o time e para a empresa como um todo, proporcionando atraso no cumprimento de prazos estabelecidos, aumento do custo do projeto, falta de qualidade, entre outras complicações.
Saber como delegar tarefas eficientemente é fundamental para que você seja um gestor de sucesso.
DEFINA O QUE PODE SER DELEGADO
Defina o que deve ser entregue e quais habilidades são necessárias para executar as tarefas propostas.
Também, tenha ciência da importância dessa atribuição e saiba se ela pode ou não ser delegada.
CONHEÇA BEM A SUA EQUIPE
Para definir quais atividades podem ser delegadas, é extremamente importante que você saiba as características e habilidades específicas de cada um do time, de forma que eles possam executar atividades com competência e sem prejuízo da qualidade. Além disso, conhecer os pontos fortes e fracos do seu time permitirá que você escolha as pessoas mais capacitadas e preparadas para executar as tarefas propostas. O conhecimento "técnico" é garantia de capacitação. Alguns profissionais possuem conhecimento técnico em uma área, mas desempenham outras funções com mais qualidade. Isso é normal.
COMUNIQUE BEM E DEFINA PRAZOS
Delegar vem do Latim DELEGARE, “enviar como representante”, formada por DE-, “fora”, mais LEGARE, “mandar em seu lugar, investir de confiança". Partindo dessa definição, podemos afirmar que é fundamental que nos comuniquemos com clareza. Certificar que a informação transmitida e a solicitação foram completamente compreendidas é imprescindível para que o resultado seja entregue de acordo com o que esperamos.
ELIMINE AS ADVERSIDADES
Uma das principais funções do líder é garantir que as pessoas executem um bom trabalho. Para isso, ele precisa ter ciência de quais são as adversidades e dificuldades do time e minimizá-los. É importante prover um ambiente onde o time destine seu tempo para executar as atividades que foram delegadas.
ACOMPANHE E MEÇA OS RESULTADOS E ENTREGAS
Após delegar as atividades, é necessário certificar-se de que elas estão sendo executadas. Ou seja, acompanhar. Não basta esperar que os profissionais levem a você a situação de cada etapa. É necessário acompanhar a realização do que foi delegado.
Aliado ao acompanhamento, é necessário medir também os resultados. Quando as pessoas finalizam uma atividade, deve-se ter certeza de que os resultados obtidos foram os esperados. Assim, você conhecerá a produtividade de cada pessoa.
DÊ AUTONOMIA
O principal objetivo que líder tem ao delegar funções é: ter tempo livre para focar nas responsabilidades e atribuições da sua função. Assim, é necessário que você dê autonomia suficiente para que os profissionais possam desenvolver suas tarefas e consigam solucionar possíveis interferências sem a sua intervenção.
Como disse anteriormente, é necessário que o líder acompanhe e monitore todo o processo, porém dar autonomia é fundamental. Alguns problemas simples podem ser solucionados pelo seu time, de forma que você consiga se concentrar no que é realmente importante.
Mas, lembre-se: delegar não é transferir responsabilidade. Não importa quem realizou uma determinada tarefa, você, como líder, é o responsável pelo seu resultado, uma vez que foi você quem delegou a tarefa.
Delegar tarefas e atribuições é uma habilidade que líder adquire com a experiência e confiando nas pessoas.
Grande abraço.
Comentários