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Seja Metacompetente

Atualizado: 15 de mai. de 2021


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Você já ouviu falar sobre “Metacompetência”?


Não importa se você está começando no mercado de trabalho ou se você já atua e lidera um time. Você precisa entender esse conceito e fazer a diferença.


Semanalmente, realizo um encontro com meus times onde compartilho conceitos sobre assuntos com a intenção de influenciar e melhorar as competências e habilidades de cada um. Recentemente, abordei esse assunto.


Eugênio Mussak, em seu livro “Metacompetência” explica que:

“Há pessoas competentes e pessoas que parecem ir além. Há pianistas que tocam com comprovada competência, sem errar uma nota sequer, e há pianistas que transformam sua arte em algo provido de alma, e estes estão além da competência.
O mesmo acontece em todas as profissões.”

De forma geral, competência é:

  • a capacidade de resolver problemas e atingir objetivos propostos ou

  • a capacidade de atingir os resultados desejados, no menor tempo e com a menor utilização de recursos

Cp = R / (T +E)

Onde:

Cp = Competência da pessoa ou da organização

R = Resultado alcançado, qualitativo ou quantitativo

T = Tempo utilizado para atingir o resultado

E = Esforço despendido ou volume de recursos consumidos


Ou seja, a competência é diretamente proporcional ao resultado obtido, mas é inversamente proporcional ao tempo consumido para atingi-lo e ao volume de recurso (ou esforços) utilizados.


Do ponto de vista humano, a competência ganha outra avaliação, que considera variáveis sobre as quais podemos ter ingerência direta através de investimentos pessoais.


Cp = C x H x A

Onde:

Cp = Competência da pessoal

C = Conhecimento, adquirido através de estudo

H = Habilidades, resultado da prática

A = Atitude, proporcional à motivação que pessoa tem (ver Teoria da Expectativa de Victor Vroom)


Assim, conhecimento multiplicado por habilidade multiplicado por atitude significa que a competência é obtida pelo produto entre saber, o poder e o querer.


E a Metacompetência?

É algo que está além da competência como a conhecemos.

Em termo operacionais, pode ser definida como a colaboração entre competências, onde uma ou mais competências essenciais para a realização de um trabalho recebem a colaboração de outras competências, chamadas transversais.


Mcp = Cp Ess x Cp Trn

(Metacompetência é igual a multiplicação entre as competências essenciais e as competências transversais)

Onde:

Mcp = Metacompetência

Cp Ess = Competências essenciais

Cp Trn = Competências transversais


Ou

Mcp = (Cp Tec)^QH

(Metacompetência é igual à competência técnica elevada à qualidades humanas)

Onde:

Mcp = Metacompetência

Cp Tec = Competências técnicas

QH= Qualidades humanas


Veja alguns exemplos de Metacompetência:

  • Um motorista que entende um pouco de mecânica.

  • Um garçom que atende a mesa e ajuda o cliente escolher um prato porque conhece profundamente o cardápio.

E o que as empresas querem?

Boas pessoas exercendo bem suas profissões e não pessoas simpáticas e gradáveis, porém incompetentes ou pessoas irrepreensíveis em sua função profissional, mas descuidadas do seu lado humano.


Qual é o caminho, então?

O caminho é a aceitação da impossibilidade do saber completo que serve tanto para a busca do autoconhecimento quanto para o relacionamento com as outras pessoas. Então, como o homem é produto do seu meio, devemos encarar as mudanças de forma tranquila.


A melhoria das habilidades e das competências do seu time está em suas mãos. Então “mãos à obra!”.


Elaborei um Powerpoint e um PDF que me apoiaram na apresentação que realizei com meus times.


Se você quiser uma cópia desse material para conversar com o seu time, basta clicar aqui e solicitar o material.


Grande abraço.


 
 
 

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